top of page
Sebastian Ruth.jpg

Sebastian Ruth é um músico, educador e organizador cujo trabalho explora novas maneiras de ser músico na sociedade atual.

Sebastian é o fundador e diretor artístico de Community MusicWorks, uma organização reconhecida nacionalmente que conecta músicos profissionais com jovens e famílias em bairros urbanos de Providence, Rhode Island.

O Community MusicWorks foi chamado de "organização revolucionária" (The New Yorker) que constrói uma comunidade urbana coesa, através da educação musical e performance, e transforma a vida de crianças, famílias e músicos em bairros urbanos carentes de Providence, RI. A programação da CMW inclui uma temporada completa de apresentações de música de câmara e comissões de seus doze músicos em artistas residenciais e convidados; um programa gratuito e robusto de educação musical para 150 jovens do bairro; oficinas, concertos para estudantes e jantares comunitários; e programas para treinar uma nova geração de músicos profissionais a buscar carreiras socialmente comprometidas.

 

Como violinista e violista do MusicWorks Collective, Sebastian teve a oportunidade de fazer música em Providence, Boston, Los Angeles, Banff e Nova York,e colaborar com os quartetos de cordas Borromeo, Kronos, Muir, Miro, Orion e Turtle Island, pianistas Emanuel Ax e Jonathan Biss, violista Kim Kashkashian, oboísta Frank Rosenwein e violinista Jonathan Gandelsman.

 

Sebastian se formou na Brown University em 1997, onde trabalhou com professores da educação Theodore Sizer, Mary Ann Clark e Reginald Archambault em um projeto que explora a relação entre a música e a educação moral; ele estudou música de câmara com membros do Charleston String Quartet.

Professores de música influentes incluíram Michele Auclair, Lois Finkel, Pamela Gearhart, Kim Kashkashian, Eric Rosenblith, Rolfe Sokol e Mela Tenenbaum. Desde 2013, Sebastian atua como professor visitante na Yale School of Music, onde ele desenvolveu cursos sobre a conexão entre música e sociedade civil, incluindo um curso on-line na plataforma Coursera, chamado "Música e ação social". De 2016 a 2018, Sebastian atuou como Professor Assistente da Prática de Música na Brown University. Sebastian é um participante ativo do Departamento de Artes e Cultura dos EUA gabinete, com o título de Secretário de Música e Sociedade, e ele atua no conselho consultivo da Organização Sphinx.

Em 2010, Sebastian visitou a Casa Branca para receber o National Arts and Humanities Prêmio do Programa Juventude da Primeira Dama Michele Obama em nome da Comunity MusicWorks. Em 2012, Sebastian recebeu um doutorado honorário em música de Brown University, e foi nomeado pela Strings Magazine como um dos 25 mais influentes pessoas no mundo da música de cordas. Sebastian é um destinatário de um prémio MacArthur Foundation (2010) por “forjar um novo papel para o músico do século XXI que vai além da sala de concertos." Sebastian vive em Providence, é casado com a violinista Minna Choi e é pai de duas filhas incríveis.

bottom of page